sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR

OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR

"Porém Samuel disse: Tem porventura o SENHOR tanto prazer em holocaustos e sacrifícios, como em que se obedeça à palavra do SENHOR? Eis que o obedecer é melhor do que o sacrificar; e o atender melhor é do que a gordura de carneiros"(I SAMUEL 15:22).

Deus em toda a história da humanidade sempre requereu de nós cristãos a obediência, desde o jardim do Éden o homem foi provado para saber se era obediente ou não.

O texto acima afirma que Deus não tem prazer em holocaustos e sacrifícios, tanto quanto se obedeça aos seus mandamentos.

O QUE É HOLOCAUSTOS E SACRIFÍCIOS?

- A palavra Holocausto, que em grego significa uma oferenda sacrificial completamente (holos) queimada (kaustos). Sacrifício em que a vítima era completamente queimada em sinal de que o ofertante se dedicava completamente a Deus (ÊXODO 29:18). Enfim, sacrificar-se; dar a vida por uma causa.

"Assim queimarás todo o carneiro sobre o altar; é um holocausto para o SENHOR, cheiro suave; uma oferta queimada ao SENHOR" (ÊXODO  29:18).    
                                                                                                                                                                                                                                  SACRIFÍCIOS:
- Dádiva ou oferta a DEUS - "... Este é o sacrifício da páscoa do Senhor, que passou as casas dos filhos de Israel no Egito, quando feriu os egípcios, e livrou as nossas casas. Então o povo inclinou-se e adorou" (ÊXODO 12:27).
Algo oferecido a DEUS em expiação pelo pecado. JESUS é o derradeiro e definitivo sacrifício que aplaca a ira de DEUS contra a espécie humana - "Nisto está o amor: não em que nós tenhamos amado a Deus, mas em que ele nos amou a nós, e enviou seu Filho como propiciação pelos nossos pecados" (I JOÃO 4:10).
Os crentes devem levar a vida oferecendo-se ao Senhor como sacrifício vivo. - "Rogo-vos pois, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como um sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional"(ROMANOS 12:1).

Basicamente sacrifício, tinha de haver o animal, a lenha, o fogo, o cutelo (faca);
O interessante é que o primeiro holocausto que iria acontecer na bíblia, que não aconteceu, foi quando Abraão, seguindo a voz de Deus, subiu ao monte para oferecer seu filho Isaque, claro que antes disso, já tinham sido feitos outros com animais, mais o importante é que um sacrifício em holocausto o animal era imolado derramando-se seu sangue e em seguida era queimado e a sua fumaça era o que representava o incenso de louvor a Deus.

OBEDECER É MELHOR DO QUE SACRIFICAR 
Deus não requer sacrifício de tolo. Não adianta sacrificar-se, se não tivermos constante obediência, enfim, primeiramente Deus exige que tenhamos amor e obedeçamos.

Levando para os nossos dias, pois Cristo foi nosso sacrifício vivo, que por uma só vez nos remiu* e hoje somos santificados e salvos por Ele.
"Pelo que, entrando no mundo, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, mas um corpo me preparaste; não te deleitaste em holocaustos e oblações pelo pecado. Então eu disse: Eis-me aqui (no rol do livro está escrito de mim) para fazer, ó Deus, a tua vontade. Tendo dito acima: Sacrifício e ofertas e holocaustos e oblações pelo pecado não quiseste, nem neles te deleitaste (os quais se oferecem segundo a lei); agora disse: Eis-me aqui para fazer a tua vontade. Ele tira o primeiro, para estabelecer o segundo. É nessa vontade dele que temos sido santificados pela oferta do corpo de Jesus Cristo, feita uma vez para sempre" (HEBREUS 10:5-10);
Cerimônias religiosas ou rituais são vazios, a menos que apresentados com atitude de amor e obediência.
Pois o sacrifício era um ritual que demonstrava a comunhão entre o homem e Deus.

"Nem por sangue de bodes e bezerros, mas por seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção" (HEBREUS 9:12).                                                                                                                                                                                                                          Davi disse: "Sacrifício e oferta não quiseste; os meus ouvidos abriste; holocausto e expiação pelo pecado não reclamaste"(Salmos 40:6). Cria que Deus cuidava dele, desde que fosse constante no serviço da obra de Deus em sujeição.
"Mas eu sou pobre e necessitado; contudo o Senhor cuida de mim. Tu és o meu auxílio e o meu libertador; não te detenhas, ó meu Deus" (SALMOS 40:17).

Deus havia estabelecido um sistema de sacrifícios para encorajar Israel a obedecer-lhe alegremente. Ele exigiu que o povo fizesse esses sacrifícios não porque os sacrifícios o agradavam, mas porque faziam o povo reconhecer seus pecados e voltar-se para Deus.
Depois de algum tempo, os israelitas continuaram a oferecer fielmente os sacrifícios, mas se esqueceram da razão pela qual o faziam, e passaram a desobedecer a Deus. Conseqüentemente, os israelitas pagariam o preço por sua desobediência e pensar que seus sacrifícios eram suficientes, com isto foram cativos, por serem rebeldes.
"Ouvi esta palavra, que levanto como uma lamentação sobre vós, ó casa de Israel..." (AMÓS 5:1).
"Ouve tu, ó terra! Eis que eu trarei mal sobre este povo, o próprio fruto dos seus pensamentos; porque não estão atentos às minhas palavras, e rejeitam a minha lei. Para que, pois, me vem o incenso de Sabá e a melhor cana aromática de terras remotas? Vossos holocaustos não me agradam, nem me são suaves os vossos sacrifícios" (JEREMIAS 6:19-20).
"Pois sei que são muitas as vossas transgressões, e graves os vossos pecados; afligis o justo, aceitais peitas, e na porta negais o direito aos necessitados" (AMÓS 5:12).

"Buscai o bem, e não o mal, para que vivais; e assim o Senhor, o Deus dos exércitos, estará convosco, como dizeis" (AMÓS 5:14).
"Odeio, desprezo as vossas festas, e as vossas assembléias solenes não me exalarão bom cheiro. E ainda que me ofereçais holocaustos, ofertas de alimentos, não me agradarei delas; nem atentarei para as ofertas pacíficas de vossos animais gordos. Afasta de mim o estrépito dos teus cânticos; porque não ouvirei as melodias das tuas violas. Corra, porém, o juízo como as águas, e a justiça como o ribeiro impetuoso. Oferecestes-me vós sacrifícios e oblações no deserto por quarenta anos, ó casa de Israel? Antes levastes a tenda de vosso Moloque, e a estátua das vossas imagens, a estrela do vosso deus, que fizestes para vós mesmos. Portanto vos levarei cativos, para além de Damasco, diz o SENHOR, cujo nome é o Deus dos Exércitos" (AMÓS 5:21-27).

"O sacrifício dos ímpios já é abominação; quanto mais oferecendo-o com má intenção!" (PROVÉRBIOS 21:27).
"O sacrifício dos ímpios é abominável ao SENHOR, mas a oração dos retos é o seu contentamento" (PROVÉRBIOS 15:8).

Jesus Cristo foi o maior exemplo de todos os tempos, pois Ele sendo Deus, não usurpou* ser Deus, mas se esvaziou tornando-se servo, fazendo-se semelhantes aos homens e assim foi obediente a Deus até a sua morte e morte horrenda* ainda, de cruz.
"De sorte que haja em vós o mesmo sentimento que houve também em Cristo Jesus, Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus, Mas esvaziou-se a si mesmo, tomando a forma de servo, fazendo-se semelhante aos homens; E, achado na forma de homem, humilhou-se a si mesmo, sendo obediente até à morte, e morte de cruz"(FILIPENSES 2:5-8 5).
Rituais religiosos podem ajudar as pessoas a compreender Deus e a alimentar seu relacionamento com Ele. É por isso que Deus instituiu a circuncisão e o sistema sacrifical do Antigo Testamento, e o batismo e a Ceia do Senhor no Novo Testamento. Porém os rituais religiosos somente são úteis quando praticados sob uma atitude de obediência e amor a Deus. Se o coração de uma pessoa estiver longe Dele, qualquer ritual será apenas uma imitação vazia. Deus não desejava os rituais dos israelitas. Ele queria seus corações. Deus não deseja sacrifícios; Ele quer que sejamos misericordiosos.
Em Mateus cap 12 verso 7, disse Jesus: "Misericórdia quero e não sacrifício". Deus odeia a falsidade e a hipocrisia; Ele quer ver a justiça correr como um rio.

"Ide, porém, e aprendei o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício. Porque eu não vim a chamar os justos, mas os pecadores, ao arrependimento" (MATEUS 9:13).
"Mas, se vós soubésseis o que significa: Misericórdia quero, e não sacrifício, não condenaríeis os inocentes" (MATEUS 12:7).

Muitos vivem uma vida religiosa dissoluta*, exibem externamente como se fossem pessoas santas, porém, internamente são lobos devoradores, vivem uma vida de pecado, não tem compromisso sério com Deus.
Deus requer corações sinceros diante Dele e não adoração e/ou louvores hipócritas.
O interesse maior de Deus não é a penitência, mas sim um coração quebrantado
"O sacrifício aceitável a Deus é o espírito quebrantado; ao coração quebrantado e contrito não desprezarás, ó Deus"(SALMOS 51:17).
"Com que me apresentarei diante do Senhor, e me prostrarei perante o Deus excelso? Apresentar-me-ei diante dele com holocausto, com bezerros de um ano? Agradar-se-á o Senhor de milhares de carneiros, ou de miríades de ribeiros de azeite? Darei o meu primogênito pela minha transgressão, o fruto das minhas entranhas pelo pecado da minha alma? Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor requer de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benevolência, e andes humildemente com o teu Deus?" (MIQUÉIA 6:6-8).
Só alcançaremos perdão e benefícios, bem como as bênçãos de Deus, se colocarmos nosso coração na lei do Senhor.                                                                                                                                                                                                                                
"Esta é a aliança que farei com eles Depois daqueles dias, diz o Senhor: Porei as minhas leis em seus corações, E as escreverei em seus entendimentos; acrescenta: E jamais me lembrarei de seus pecados e de suas iniqüidades" ((HEBREUS 10:16-17).
"Ouvi a palavra do SENHOR, vós poderosos de Sodoma; dai ouvidos à lei do nosso Deus, ó povo de Gomorra. De que me serve a mim a multidão de vossos sacrifícios, diz o SENHOR? Já estou farto dos holocaustos de carneiros, e da gordura de animais cevados; nem me agrado de sangue de bezerros, nem de cordeiros, nem de bodes. Quando vindes para comparecer perante mim, quem requereu isto de vossas mãos, que viésseis a pisar os meus átrios? Não continueis a trazer ofertas vãs; o incenso é para mim abominação, e as luas novas, e os sábados, e a convocação das assembléias; não posso suportar iniqüidade, nem mesmo a reunião solene. As vossas luas novas, e as vossas solenidades, a minha alma as odeia; já me são pesadas; já estou cansado de as sofrer. Por isso, quando estendeis as vossas mãos, escondo de vós os meus olhos; e ainda que multipliqueis as vossas orações, não as ouvirei, porque as vossas mãos estão cheias de sangue.
Lavai-vos, purificai-vos, tirai a maldade de vossos atos de diante dos meus olhos; cessai de fazer mal. Aprendei a fazer bem; procurai o que é justo; ajudai o oprimido; fazei justiça ao órfão; tratai da causa das viúvas. Vinde então, e argüi-me, diz o SENHOR: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã. Se quiserdes, e obedecerdes, comereis o bem desta terra"(ISAÍAS 1:10-19).
"Se vós estiverdes em mim, e as minhas palavras estiverem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e vos será feito" (JOÃO 15:7).

"Porque andamos por fé, e não por vista" (II CORÍNTIOS 5:7).
Nisto então, devemos obediência da fé - "Pelo qual recebemos a graça e o apostolado, para a obediência da fé entre todas as gentes pelo seu nome" (ROMANOS 1:5).
Porque muitos são os que vivem pelo o que vêem ou acham segundo seus corações e não segundo a Palavra de Deus.
"Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?" (JEREMIAS 17:9).
"Todo caminho do homem é reto aos seus olhos; mas o Senhor pesa os corações. Fazer justiça e julgar com retidão é mais aceitável ao Senhor do que oferecer-lhe sacrifício" (PROVÉRBIOS 21:2-3).
"Guarda o teu pé, quando fores ã casa de Deus; porque chegar-se para ouvir é melhor do que oferecer sacrifícios de tolos; pois não sabem que fazem mal" (ECLESIASTES 5:1).
"Pois misericórdia quero, e não sacrifícios; e o conhecimento de Deus, mais do que os holocaustos" (OSÉIAS 6:6).
Entretanto, para não pecarmos contra o Senhor é necessário esconder, isto é, guardar, viver a sua Palavra.
"Escondi a tua palavra no meu coração, para eu não pecar contra ti" (SALMOS 119:11).

Por fim, se quisermos herdar o reino dos céus, é preciso entender e vivenciar a vontade de Deus, não com obras sem a fé, porque são mortas.
Tem que haver fé genuína, porque só as obras "boas" não salva ninguém. Primeiro tem que se a ter a fé, a obra é conseqüência de uma retidão com Cristo, porque Ele nos fez para que andássemos em boas obras.
"E o escriba lhe disse: Muito bem, Mestre, e com verdade disseste que há um só Deus, e que não há outro além dele; E que amá-lo de todo o coração, e de todo o entendimento, e de toda a alma, e de todas as forças, e amar o próximo como a si mesmo, é mais do que todos os holocaustos e sacrifícios. E Jesus, vendo que havia respondido sabiamente, disse-lhe: Não estás longe do reino de Deus. E já ninguém ousava perguntar-lhe mais nada" (MARCOS 12:32-34).
"Porque, assim como o corpo sem o espírito está morto, assim também a fé sem obras é morta" (TIAGO 2:26).


"Porque pela graça sois salvos, por meio da fé; e isto não vem de vós, é dom de Deus. Não vem das obras, para que ninguém se glorie; Porque somos feitura sua, criados em Cristo Jesus para as boas obras, as quais Deus preparou para que andássemos nelas" (EFÉSIOS 2:8-10).

assuntospolemicosdabiblia.com/moises-e-a-terra-de-canaa/

MOISÉS E A TERRA DE CANAÃ

moises_mar_vermelho[1]Por que Deus não permitiu que Moisés entrasse com o Povo de Israel na Terra Prometida?
Qual foi o seu pecado para que Deus o punisse com tão severo castigo?
Estas respostas estão em Números 20: 7 a 13; Deuteronômio 3: 23 a 29; Deuteronômio 4: 21 a 24; Deuteronômio 32: 48 a 52.
Números 20: 7 – 13
20: 7 = Disse o SENHOR a Moisés:
20: 8 = Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.
20: 9 = Então, Moisés tomou o bordão de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
20: 10 = Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?
20: 11 = Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
20: 12 = Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.
20: 13 = São estas as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e o SENHOR se santificou neles.
Observação:
Deus mandou Moisés falar à rocha para sair água para atender as necessidades do Povo – 20: 8;
Moisés estava extremamente cansado da murmuração do povo que chamou de “rebeldes” – 20: 10;Moisés ao invés de falar à rocha feriu-a duas vezes com seu bordão – 20: 11;
Diante da atitude de Moisés, Deus lhe pronuncia o castigo em não entrar com o Povo na Terra Prometida: “não fareis entrar este povo na terra que lhe dei” – 20: 12;
Deuteronômio
3.23  Também eu, nesse tempo, implorei graça ao SENHOR, dizendo:
3.24 = Ó SENHOR Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos?
3.25 = Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano.
3.26  = Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim, por vossa causa, e não me ouviu; antes, me disse: Basta! Não me fales mais nisto.3.27 = Sobe ao cimo de Pisga, levanta os olhos para o ocidente, e para o norte, e para o sul, e para o oriente e contempla com os próprios olhos, porque não passarás este Jordão.
3.28 = Dá ordens a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo e o fará possuir a terra que tu apenas verás.
3.29 = Assim, ficamos no vale defronte de Bete-Peor.
Observação:
Neste episódio Moisés  implora e depois roga a Deus que lhe permita entrar com o Povo na Terra Prometida –  3: 25;
Deus lhe responde de forma definitiva: Basta! Não me fales mais nisto – 3: 26.Deus deixa claro que se Ele “quebrasse o galho” , “desse um jeitinho”, “aliviasse” a transgressão de Moisés, Ele teria que fazer o mesmo com todos os revestidos de Ofício diante dEle.
Deuteronômio
4.21 = Também o SENHOR se indignou contra mim, por vossa causa, e jurou que eu não passaria o Jordão e não entraria na boa terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.
4.22 = Porque eu morrerei neste lugar, não passarei o Jordão; porém vós o passareis e possuireis aquela boa terra.
4.23 = Guardai-vos não vos esqueçais da aliança do SENHOR, vosso Deus, feita convosco, e vos façais algumaimagem esculpidasemelhança de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu
4.24 = Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.
Observação:
Neste episódio Moisés confirma a sentença de Deus e desabafa ao afirmar que foi por causa das constantes murmurações do Povo que ele foi levado a perder o direito de entrar na Terra Prometida – 4: 21;
Moisés aproveita o ensejo para alertar o Povo sobre o perigo da Idolatria e do zelo de Deus quanto ao cumprimento dos Seus Mandamentos – 4: 23;
Deuteronômio
32.48  Naquele mesmo dia, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
32.49 = Sobe a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que aos filhos de Israel dou em possessão.
32.50 = E morrerás no monte, ao qual terás subido, e te recolherás ao teu povo, como Arão, teu irmão, morreu no monte Hor e se recolheu ao seu povo,
32.51 = porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, pois me não santificastes no meio dos filhos de Israel.
32.52 = Pelo que verás a terra defronte de ti, porém não entrarás nela, na terra que dou aos filhos de Israel.
Observação:
Neste episódio Deus executa a sentença sobre Moisés que vê toda a Terra Prometida do alto do Monte Nebo onde também morre tendo o seu corpo, misteriosamente, desaparecido, isto é, nunca foi encontrado – 32: 50;
Deus afirma que o motivo do castigo sobre Moisés foi por PREVARICAÇÃO, que deve ser motivo de preocupação para quem tem OFÍCIO SACERDOTAL diante de Deus – 32: 51;
PREVARICAR = Ato ou efeito de transgredir quando no exercício de Ofício, que no caso de Moisés tratava-se de Ofício Sacerdotal.
Pense Nisso:
Moisés estava sobrecarregado de problemas com a condução do Povo de Israel o que humanamente justifica a sua atitude irada e momentânea em bater nervosamente na rocha.
Entretanto para Deus o seu gesto foi motivo de Juízo pelo Ofício Sacerdotal diante do Povo e de Deus;
Por bater na rocha e não falar à rocha, Moisés perdeu o direito de entrar na Terra Prometida.
A observação em tela é a seguinte: A rocha verteu água, apesar da desobediência de Moisés.
Por que a rocha apesar da desobediência verteu água?
Verteu água para atender as necessidades do Povo de Israel que estava sob Promessa, bem como, pelos Atributos da Misericórdia, Bondade e Amor de Deus, porém, seguidos do Atributo da Justiça de Deus;
Preste Atenção: O Milagre aconteceu, porém Moisés foi punido posteriormente, com a perda do direito de entrar na Terra Prometida;
Preste maior atenção ainda: Milagres acontecem em Ministérios em Desobediência para atender as necessidades do Povo, da mesma forma como aconteceu com o Ministério de Moisés,
A desobediência momentânea de Moisés e sua punição servem de JURISPRUDÊNCIA Teológica para que as LIDERANÇAS EVANGÉLICAS cuidem em esmerar-se no desempenho de suas funções Sacerdotais, sabendo que correm o risco de serem punidos severamente no devido tempo de Deus, por desobediência à Palavra Plena e Pregada;
Da mesma forma a desobediência de “HOJE” serve de JURISPRUDÊNCIA Teológica para que os milagres aconteçam, pela Misericórdia, Bondade e Amor de Deus, bem como, para Juízo e punição para os prevaricadores, no devido tempo de Deus.
CONCLUSÃO
Mateus 7: 21 a 23
21 = “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
22 = “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”23 = “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
Teologicamente, no meu entendimento, “iniqüidade” está relacionada com a ação do iníquo = Satanás = cujo pecado de sua “queda”, começou pela desobediência.
Ser Obediente é ser inteligente, porém, o mais importante e ser inteligente para corrigir rumos quando se está em desobediência.
PENSE NISSO:
Este Artigo  VOCÊ  poderá recebê-lo em sua Casa:
Adquirindo um CD;
O Artigo em Word postado em seu computador poderá ser impresso;
Pense quantas pessoas você poderá Evangelizar com este Material Impresso em suas mãos;
Imagine aquelas pessoas…
Veja as Promoções no Home através do CD DE POESIA;
Investir no REINO de DEUS é acumular Tesouro no Céu ( Mateus 6: 19 a 21 ).
INDIFERENÇA E INGRATIDÃO
Sobre este Assunto acessar a Seção “O AUTOR”, no Site.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

ORAÇÃO AOS MEU QUERIDOS AMIGOS E IRMÃOs EM CRISTO!
QUERIDO DEUS AMADO PAI,NESTE DIA TE PEÇO SOBERANO REI,QUE O SENHOR POR SUA INFINITA MISERICORDIA VENHA ABENÇOAR CADA UM DE MEUS AMIGOS DESSA PAGINA,E TBM MINHA FAMILIA,QUE O SENHOR COLOQUE CONFORTO NO CORAÇÃO DE QUEM ESTA TRISTE POR ALGO QUE AINDA NÃO TENHA ALCANÇADO OU PERDIDO,PEÇO-LHE TBM QUERIDO PAI QUE O SENHOR VENHA ABENÇOAR QUEM ESTA COM PARENTE ENFERMO,VISITA AGORA PAI ESSE PARENTE E MOSTRA SUA MISERICORDIA,ENTRA TBM PAI SANTO,NA CAUSA DE UM AMIGO COM PROBLEMAS NA JUSTIÇA,POE O QUE TA EM BAIXO POR CIMA,AGE RAPIDO NESSA CAUSA PAI,QUERIDO DEUS AJUDA O AMIGO QUE TA DESEMPREGADO,AS CONTAS AUMENTANDO OS MANTIMENTOS DIMINUINDO,E A DIGNIDADE SE ARRASTANDO,Ó PAI CELESTE QUE ESTE DIA DE HOJE NOS TENHAMOS TEMPO PARA TE AGRADECER,PARA TE DIZER QUE O SENHOR É ÚNICO E VERDADEIRO QUE AGE COM JUSTIÇA E PERDÃO,QUERO PEDIR TBM PAPAI QUE O SENHOR ABENÇOE AS MÃOS DOS AMIGOS DANDO LHES PROSPERIDADE EM TUDO QUE ELES TOCAREM,PASSA TBM PAI QUERIDO NA SAÚDE DESSE AMIGO,DO ALTO DA CABEÇA A PONTA DOS PÉS ABENÇOA ELE TIRANDO TODA ENFERMIDADE,PQ SEU FILHO AMADO JESUS JA LEVOU SOBRE SI NOSSAS DORES ENFERMIDADES E TRANSGRESSÕES,ENTÃO LIBERTA AS ALGEMAS DA ENFERMIDADE DESSE AMIGO PAI,SEJA DOENÇA DO CORAÇÃO,PRESSAÕ ALTA ,BAIXA,COLUNA,DOR DE CABEÇA,TIRA TUDO QUE NÃO VEM DE TI PAI SANTO,PROTEGE TBM PAPAI OS FILHOS DOS MEUS AMIGOS,MANDA ANJOS COM ELES QUANDO ELES SAIREM DE CASA GUARDANDO E PROTEGENDO A VOLTA DELES PARA CASA,LIVRA ESSES FILHOS DO HOMEM SANGUINARIO ,DA BALA PERDIDA ,DO ACIDENTE DAI FORÇAS TBM DEUS SANTO A QUEM SAIU DA SUA PRESENÇA VOLTAR AOS TEUS ATRIOS,SENTIR NOVAMENTE A TUA PRESENÇA VOLTAR AOS PRIMEIRO AMOR,PAPAI TBM TE PEÇO SABEDORIA PARA FALAR DA SUA SANTA E GLORIOSA PALAVRA A QUEM NÃO TE CONHECE AINDA GUARDA MEUS FILHOS MEUS NETOS MEU GENRO,QUEM ESTA NA MINHA COMPANHIA ,GUARDA MEUS VIZINHOS DA DIREITA E DA ESQUERDA,DA FRENTE E DE TRAZ ,ABENÇOA NOSSA NAÇÃO ,MANDA DO ALTO CÉU PAI QUERIDO UMA CHUVA SERÔDIA DE AMOR AOS CORAÇÕES DAS PESSOAS,PARA QUE ELAS VENHAM AJUDAR UM IRMÃO DE RUA,DANDO-LHE ALGO PARA COMER QUE TENHAM COMPAIXÃO DESSES IRMÃO MORADORES DE RUA QUE NEM ELES MESMO ACREDITAM MAIS NELES,PAI AQUI ENTREGO MINHA ORAÇÃO AGRADECIDA PELA OPORTUNIDADE DE ORAR PELOS MEUS AMIGOS VIRTUAIS ,PQ SE ELES SÃO VIRTUAIS,TENHO QUE ORAR AQUI PELO COMPUTADOR,TE AGRADEÇO PELO MEU DEITAR E PELO MEU LEVANTAR,PELA NOITE TRANQUILA,QUENTE NA CAMA,ENQUANTOS TANTOS ESTÃO NAS RUAS SEM UMA PORTA PORTA PRA FECHAR PARA PARAR O VENTO FRIO NELES,SEM UM TETO SEM ESPERANÇA,AGRADEÇO TUDO QUE O SENHOR ME DEU E ME DA,PQ SE EU TIVER BEM,O SENHOR É MEU DEUS,E SE EU TIVER MAL O SENHOR CONTINUA SENDO MEU DEUS,MAS UMA VEZ TE AGRADEÇO E CREIO QUE O SENHOR JA LIBEROU A CURA DA MINHA NETA GABRIELE,EM NOME DO PAI DO FILHO E DO ESPIRITO SANTO ,AMEM

terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Bíblia.com.br

Lição 03 Deus
O que vem à sua mente quando você ouve a palavra DEUS? Um Pai irado? Um Deus impessoal? “Tudo é Deus”? Ou... Um Pai de amor que cuida dos Seus filhos? Deus quer que você ajuste o foco a respeito dEle. Precisamos saber quem Ele é para que possamos adorá-Lo devidamente. A boa notícia é que Ele Se mostrou através da Bíblia. Embora não O compreendamos plenamente, podemos conhecê-Lo e nos relacionarmos com Ele. Você quer isso? Então nos acompanhe!

Bíblia .com.br

Lição 02 Como estudar a Bíblia
A Bíblia não deve ser interpretada segundo nossas idéias particulares. Sua interpretação deve seguir as orientações que ela mesma oferece. Ao conjunto de regras que se deve usar na interpretação da Bíblia, chamamos de HermenêuticaHermenêutica significa interpretação do sentido das palavras, e a arte e ciência de interpretar textos sagrados ou leis. Não é uma ciência limitada somente à área bíblica, pois é usada, por exemplo, na área de direito, a hermenêutica jurídica.
A palavra hermenêutica vem do grego – hermeneo – que significa explicar, interpretar, traduzir.
A imagem desta palavra está ligada à mitologia grega ao deus Hermes – o correio entre os deuses – tinha pequenas asas em seus pés para torná-lo mais veloz em transmitir as mensagens entre deuses e deuses, deuses e homens e as interpretava.
Logo, Hermenêutica é uma ciência e uma arte. Ciência, por envolver uma metodologia (métodos científicos de analise textual), e Arte, por ser uma metodologia que não pode ser aplicada mecanicamente, envolvendo as habilidades humanas do gênio, da inteligência artística e da criatividade.
Necessidade da hermenêutica
Jesus, depois de três anos e meio de ministério, teve a necessidade de explicar as Escrituras aos discípulos. No texto acima, o verbo “expunha-lhes”, vem do grego hermenu,“fazer hermenêutica através”, ou seja, Jesus procurou interpretar as Escrituras, e fez isso percorrendo vários livros da Bíblia.
Outro motivo que salienta a necessidade de saber interpretar a Bíblia é a existência de passagens difíceis que facilmente podem ser distorcidas. Até o apóstolo Pedro, com todos os seus predicados, teve dificuldade de hermenêutica em algum momento.
A necessidade da hermenêutica existe também devido aos fatores inerentes ao próprio texto bíblico. Vejamos alguns exemplos:
1)         Antiguidade do texto bíblico. Os 66 livros que compõem a Bíblia foram escritos entre 1500 a.C. a 100 d.C. Este período está muito longe da nossa realidade atual. Os costumes e práticas são muito diferentes das atuais. Exemplo: Mães de aluguel - Sara (Gênesis 16:12), Raquel (Gênesis 30:1-13). Há documentos que revelam que as leis da antiga Mesopotâmia permitiam isto, com suas restrições, claro. Isto é a expressão de um costume da época. Outro exemplo: Altos de sacrifício (Levítico 26:30, Números 22:41). Estes altos não estavam em cima de montanhas, mas uma plataforma mais alta que o terreno local, e poderia ser até mesmo num vale.
2)         Expressões da época: Chuva temporã e Serôdia (Deuteronômio11:14). Eram chuvas que caiam para se lançar a semente e para amadurecer o grão já na época da colheita. Estas chuvas são usadas como simbolismos da obra do Espírito Santo no dia de Pentecostes e nos dias finais da história humana (Joel 2:28-30; Atos 2:16).
3)         Barreira da Língua. Nossa língua portuguesa está muito distante das línguas bíblicas. O Antigo Testamento foi escrito em hebraico e aramaico, e o Novo Testamento escrito em grego. Estas são línguas bem diferentes e antigas, o que torna ainda mais desafiador a tarefa de interpretação a Bíblia.
Princípios Fundamentais de Interpretação
O que pensamos sobre a Bíblia é determinante sobre como interpretaremos a mesma. Por isso, vejamos alguns princípios fundamentais de interpretação.
Totalidade das Escrituras
Um princípio de interpretação da Bíblia é crer na totalidade de sua inspiração. Não podemos dizer que este livro é inspirado por Deus e aquele não. Toda ela, tanto o Antigo quanto o Novo Testamento, é a revelação de Deus ao homem.
Autoridade da Bíblia
Sendo a Palavra inspirada de Deus, a Bíblia possui autoridade nas áreas da fé e vida, que decorre da autoridade divina, de Deus como Criador e Senhor e Autor das Escrituras.
A Bíblia como sua própria intérprete
Os reformadores protestantes, em sua interpretação da Bíblia, usavam a Analogia Fidei (Analogia da Fé), ou seja: a Bíblia como um todo deve ser tomada em consideração; todas as passagens que tratam do mesmo assunto devem ser consideradas; as passagens difíceis devem ser entendidas à luz das passagens claras.
Outro princípio defendido pela reforma foi o Sola Scriptura (Só a Escritura). Este princípio ensina que somente a Bíblia é a autoridade em termos de credo e doutrina. Não existe outra fonte superior de verdade.
O protestantismo, com o passar do tempo, adotou também o princípio Tota Scriptura (Toda a Escritura), ou seja, toda a Bíblia deve ser considerada como verdade. Jesus usava este método em sua interpretação da Bíblia (Lucas 24:27, 44, 45).
Dicas para o estudo da Bíblia
1) Antes de começar o estudo da Bíblia reserve duas coisas muito importantes: tempo e lugar. Reserve uma hora especial do seu dia. O ideal é que seja a primeira hora, antes de começar suas atividades normais. Procure também um lugar silencioso onde você tenha condições de assimilar a Palavra de Deus.
2) Antes de ler, faça uma oração, pedindo a iluminação do Espírito Santo sobre aquilo que irá ler. Ore para que Ele seja o Seu instrutor e que lhe dê perseverança na leitura. Lembre-se sempre que a Bíblia é o único livro cujo Autor está sempre presente, quando se o lê.
3) Não leia com pressa, mas faça-o com atenção. O objetivo não é apenas terminar a leitura programada, mas entender aquilo que está escrito. Se não entender, releia o texto escolhido.
4) Use um caderno para registrar idéias, reflexões e comentários pessoais, ou algo para sublinhar na própria Bíblia.
5) Procure entender o contexto daquilo que está lendo. Para ajudar no entendimento da Bíblia procure respostas para questões simples, tais como: Quem está falando? A quem? Por quê? Quando e onde tudo isto ocorreu? E, finalmente, esse texto pode ser aplicado à minha vida?
6) Observe que tipo de texto você está estudando. É uma história? É uma parábola? É uma poesia? Se o texto estiver falando de uma doutrina específica, como por exemplo, a segunda vinda de Jesus, procure estudar outros textos que falem a respeito dessa mesma doutrina.
7) Busque esclarecer os textos difíceis pelos paralelos mais fáceis. Por exemplo, compare o que Mateus escreveu com os outros evangelhos. Isso facilita a compreensão do todo.
8) Existem várias ferramentas que podem auxiliar na leitura, entre eles, um dicionário bíblico e uma concordância bíblica. O primeiro auxiliará na compreensão de certas palavras desconhecidas e seus significados. A concordância trará alfabeticamente, por assuntos, todos os versos bíblicos que contenham uma determinada palavra.
9) Adote um método sistemático de leitura (Lucas 24:27; Isaías 28:10). Isso pode ser feito de algumas formas:
            - Ano Bíblico - Consiste em ler toda a Bíblia durante o ano, seguindo a regra de ler três capítulos durante o dia e cinco nos finais de semana.
            - Estudo dos livros - Escolha algum livro da Bíblia e procure estudá-lo a fundo; descubra o seu autor, a quem foi dirigido, as circunstâncias sob as quais foi escrito, seu propósito e os seus ensinos principais.
            - Método biográfico - Escolha personagens bíblicos de seu interesse e estude as passagens bíblicas relacionadas. Procure aplicar as lições espirituais para a sua vida.
            - Estudo de temas - Consiste em escolher e seguir um tema através das Escrituras, como por exemplos: Batismo, Segunda Vinda de Cristo, Graça, Santuário, Morte etc.

            - Memorização - Procure decorar alguns versículos ou capítulos importantes. O cristão deve possuir, bem ordenadas em sua memória, passagens que trarão conforto, esperança e lhe serão uteis nos momentos de provação.