sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

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MOISÉS E A TERRA DE CANAÃ

moises_mar_vermelho[1]Por que Deus não permitiu que Moisés entrasse com o Povo de Israel na Terra Prometida?
Qual foi o seu pecado para que Deus o punisse com tão severo castigo?
Estas respostas estão em Números 20: 7 a 13; Deuteronômio 3: 23 a 29; Deuteronômio 4: 21 a 24; Deuteronômio 32: 48 a 52.
Números 20: 7 – 13
20: 7 = Disse o SENHOR a Moisés:
20: 8 = Toma o bordão, ajunta o povo, tu e Arão, teu irmão, e, diante dele, falai à rocha, e dará a sua água; assim lhe tirareis água da rocha e dareis a beber à congregação e aos seus animais.
20: 9 = Então, Moisés tomou o bordão de diante do SENHOR, como lhe tinha ordenado.
20: 10 = Moisés e Arão reuniram o povo diante da rocha, e Moisés lhe disse: Ouvi, agora, rebeldes: porventura, faremos sair água desta rocha para vós outros?
20: 11 = Moisés levantou a mão e feriu a rocha duas vezes com o seu bordão, e saíram muitas águas; e bebeu a congregação e os seus animais.
20: 12 = Mas o SENHOR disse a Moisés e a Arão: Visto que não crestes em mim, para me santificardes diante dos filhos de Israel, por isso, não fareis entrar este povo na terra que lhe dei.
20: 13 = São estas as águas de Meribá, porque os filhos de Israel contenderam com o SENHOR; e o SENHOR se santificou neles.
Observação:
Deus mandou Moisés falar à rocha para sair água para atender as necessidades do Povo – 20: 8;
Moisés estava extremamente cansado da murmuração do povo que chamou de “rebeldes” – 20: 10;Moisés ao invés de falar à rocha feriu-a duas vezes com seu bordão – 20: 11;
Diante da atitude de Moisés, Deus lhe pronuncia o castigo em não entrar com o Povo na Terra Prometida: “não fareis entrar este povo na terra que lhe dei” – 20: 12;
Deuteronômio
3.23  Também eu, nesse tempo, implorei graça ao SENHOR, dizendo:
3.24 = Ó SENHOR Deus! Passaste a mostrar ao teu servo a tua grandeza e a tua poderosa mão; porque que deus há, nos céus ou na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, segundo os teus poderosos feitos?
3.25 = Rogo-te que me deixes passar, para que eu veja esta boa terra que está dalém do Jordão, esta boa região montanhosa e o Líbano.
3.26  = Porém o SENHOR indignou-se muito contra mim, por vossa causa, e não me ouviu; antes, me disse: Basta! Não me fales mais nisto.3.27 = Sobe ao cimo de Pisga, levanta os olhos para o ocidente, e para o norte, e para o sul, e para o oriente e contempla com os próprios olhos, porque não passarás este Jordão.
3.28 = Dá ordens a Josué, e anima-o, e fortalece-o; porque ele passará adiante deste povo e o fará possuir a terra que tu apenas verás.
3.29 = Assim, ficamos no vale defronte de Bete-Peor.
Observação:
Neste episódio Moisés  implora e depois roga a Deus que lhe permita entrar com o Povo na Terra Prometida –  3: 25;
Deus lhe responde de forma definitiva: Basta! Não me fales mais nisto – 3: 26.Deus deixa claro que se Ele “quebrasse o galho” , “desse um jeitinho”, “aliviasse” a transgressão de Moisés, Ele teria que fazer o mesmo com todos os revestidos de Ofício diante dEle.
Deuteronômio
4.21 = Também o SENHOR se indignou contra mim, por vossa causa, e jurou que eu não passaria o Jordão e não entraria na boa terra que o SENHOR, teu Deus, te dá por herança.
4.22 = Porque eu morrerei neste lugar, não passarei o Jordão; porém vós o passareis e possuireis aquela boa terra.
4.23 = Guardai-vos não vos esqueçais da aliança do SENHOR, vosso Deus, feita convosco, e vos façais algumaimagem esculpidasemelhança de alguma coisa que o SENHOR, vosso Deus, vos proibiu
4.24 = Porque o SENHOR, teu Deus, é fogo que consome, é Deus zeloso.
Observação:
Neste episódio Moisés confirma a sentença de Deus e desabafa ao afirmar que foi por causa das constantes murmurações do Povo que ele foi levado a perder o direito de entrar na Terra Prometida – 4: 21;
Moisés aproveita o ensejo para alertar o Povo sobre o perigo da Idolatria e do zelo de Deus quanto ao cumprimento dos Seus Mandamentos – 4: 23;
Deuteronômio
32.48  Naquele mesmo dia, falou o SENHOR a Moisés, dizendo:
32.49 = Sobe a este monte de Abarim, ao monte Nebo, que está na terra de Moabe, defronte de Jericó, e vê a terra de Canaã, que aos filhos de Israel dou em possessão.
32.50 = E morrerás no monte, ao qual terás subido, e te recolherás ao teu povo, como Arão, teu irmão, morreu no monte Hor e se recolheu ao seu povo,
32.51 = porquanto prevaricastes contra mim no meio dos filhos de Israel, nas águas de Meribá de Cades, no deserto de Zim, pois me não santificastes no meio dos filhos de Israel.
32.52 = Pelo que verás a terra defronte de ti, porém não entrarás nela, na terra que dou aos filhos de Israel.
Observação:
Neste episódio Deus executa a sentença sobre Moisés que vê toda a Terra Prometida do alto do Monte Nebo onde também morre tendo o seu corpo, misteriosamente, desaparecido, isto é, nunca foi encontrado – 32: 50;
Deus afirma que o motivo do castigo sobre Moisés foi por PREVARICAÇÃO, que deve ser motivo de preocupação para quem tem OFÍCIO SACERDOTAL diante de Deus – 32: 51;
PREVARICAR = Ato ou efeito de transgredir quando no exercício de Ofício, que no caso de Moisés tratava-se de Ofício Sacerdotal.
Pense Nisso:
Moisés estava sobrecarregado de problemas com a condução do Povo de Israel o que humanamente justifica a sua atitude irada e momentânea em bater nervosamente na rocha.
Entretanto para Deus o seu gesto foi motivo de Juízo pelo Ofício Sacerdotal diante do Povo e de Deus;
Por bater na rocha e não falar à rocha, Moisés perdeu o direito de entrar na Terra Prometida.
A observação em tela é a seguinte: A rocha verteu água, apesar da desobediência de Moisés.
Por que a rocha apesar da desobediência verteu água?
Verteu água para atender as necessidades do Povo de Israel que estava sob Promessa, bem como, pelos Atributos da Misericórdia, Bondade e Amor de Deus, porém, seguidos do Atributo da Justiça de Deus;
Preste Atenção: O Milagre aconteceu, porém Moisés foi punido posteriormente, com a perda do direito de entrar na Terra Prometida;
Preste maior atenção ainda: Milagres acontecem em Ministérios em Desobediência para atender as necessidades do Povo, da mesma forma como aconteceu com o Ministério de Moisés,
A desobediência momentânea de Moisés e sua punição servem de JURISPRUDÊNCIA Teológica para que as LIDERANÇAS EVANGÉLICAS cuidem em esmerar-se no desempenho de suas funções Sacerdotais, sabendo que correm o risco de serem punidos severamente no devido tempo de Deus, por desobediência à Palavra Plena e Pregada;
Da mesma forma a desobediência de “HOJE” serve de JURISPRUDÊNCIA Teológica para que os milagres aconteçam, pela Misericórdia, Bondade e Amor de Deus, bem como, para Juízo e punição para os prevaricadores, no devido tempo de Deus.
CONCLUSÃO
Mateus 7: 21 a 23
21 = “Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus”.
22 = “Muitos me dirão naquele dia: Senhor, Senhor, não profetizamos nós em teu nome? E em teu nome não expulsamos demônios? E em teu nome não fizemos muitas maravilhas?”23 = “E então lhes direi abertamente: Nunca vos conheci; apartai-vos de mim, vós que praticais a iniqüidade”.
Teologicamente, no meu entendimento, “iniqüidade” está relacionada com a ação do iníquo = Satanás = cujo pecado de sua “queda”, começou pela desobediência.
Ser Obediente é ser inteligente, porém, o mais importante e ser inteligente para corrigir rumos quando se está em desobediência.
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INDIFERENÇA E INGRATIDÃO
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